27 de set. de 2011

Buraco Negro

Sempre achei muito interessante o estudo do universo. As galáxias, nebulosas, cometas, planetas são eternos mistérios para nós, seres tão pequenos neste mundão de meu Deus.

Muitas vezes pensei no corpo humano como uma metáfora do universo. Nossas inúmeras células seriam as estrelas, nossos órgãos os planetas, o coração seria o sol e a depressão o buraco negro.

Assim como no universo o buraco negro engole tudo o que passa por sua frente, também o faz a depressão. Ela engole o brilho e alegria de viver, tira a motivação e no lugar põe um cansaço enorme.

O que é pior que esta doença abre portas para outras também muito tristes. Uma pessoa deprimida tem baixa resistência a doenças oportunistas como gripes, enxaquecas, hipertensão, gastrite, etc. Por isso, faz-se importante a visita a um profissional qualificado para que o melhor tratamento seja ministrado, pois depressão não é tristezinha e nem brincadeira não!

Além disso, o exercício da fé é um bom remédio. A Bíblia diz que devemos lançar sobre Jesus o nosso jugo pesado, pois Ele o troca por um leve. Ao se entregar voluntariamente na cruz, Jesus levou sobre si a depressão e todos os motivos que a provocam. Ele é fonte de alegria que se renova a cada manhã. É água que mata toda a sede e pão que mata toda a fome. Ele é paz e socorro na hora da angústia. É pai e provedor. É Senhor e amigo. É fiel e justo. Ele é tudo o que os doentes de depressão precisam.

Também é bom prestar atenção nas pequenas coisas que a doença não nos deixa ver: a beleza do sorriso de um bebê; o docinho de uma manga madura; a delícia da mistura do limão, água, açúcar e gelo; pisar na grama; dormir em um lençol limpinho; beber uma água fresquinha depois de uma caminhada sob sol; ouvir uma música antiga; trocar de canal na TV com o controle remoto sem ter que levantar toda hora; pão com ovo; banho demorado; chocolate; ler o tintim por tintim; ou seja, preencher o buraco negro com coisas boas. É lembrarmos a cada dia que a vida é cheia de pequenos motivos para sermos felizes.